PORQUE SOU CONGREGACIONAL

O Congregacionalismo chegou ao Brasil em 1855,com a vinda do médico escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P.Kalley. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. Dood
* Dwight L. Em 1580 Robert Browne, um clérigo anglicano, junto com o leigo Robert Harrison organizaram em Norwich uma congregação cujo sistema era congregacionalista.

Isso acontecia pela insatisfação com a Reforma da Igreja Anglicana que gerou um grande número de dissidentes, esses dissidentes com o tempo foram agrupados em congregações autônomas e mais tarde em Convenções.

CONGREGACIONAIS FAMOSOS
* Thomas Goodwin
* Isaac Watts
* William Perkins
* Jonathan Edwards
* John Owen
* Martyn Lloyd-Jones
* C.H. Possui doutrina calvinista e liturgia Reformada conservadora. Eles começaram um trabalho de evangelização e mais tarde fundaram, no Rio de Janeiro, a Igreja Evangélica Fluminense (11/07/1858), que mais tarde seria agrupada na ''' União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil ''', que junto com a '''Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil''', constituem as duas principais fraternidades do congregacionalismo brasileiro, existindo porém outras.


A Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais Brasileiras, foi formada em 12 de Abril de 1974, conforme a decisão em Assembléia Geral na Cidade de Niterói/RJ, organizando-se e constituindo no Brasil uma Denominação Evangélica Congregacional Independente, continuação do congregacionalismo histórico, ramo universal da Igreja de Jesus Cristo, que sucedeu a Aliança Missionária das Igrejas Evangélicas, e que, originariamente separou-se da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Atualmente a Aliança é formada por 22 igrejas locais, além de algumas congregações.
 
Esses são alguns dos motivos porque sou congregacional. Mais estarei em breve colocando aqui mais um pouco de historias, e colocarei a minha história nesta denominação, da qual amo e que nunca me decepcionou e na qual não tenho vontade nenhuma de me afastar ou sair dela. Sei que Deus atua em todos os lugares de diversas formas, e também atua em todas as denominações, mais hoje estou satisfeita com a denominação na qual pertenço.